sexta-feira, 25 de junho de 2010

"A pátria na ponta da chuteira"

Esta é uma antiga frase utilizada por muitos, alguns por ideolgia, outros por pura motivação e, infelizmente, por alguns, por demagogia barata. Por falar nisso, venho utilizando repedidamente este termo "demagogia". Por isso coloco o sentido da palavra: "Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação" (Wikipedia).
O Brasil possui o melhor futebol do mundo, isso é inconteste, já que somos os únicos campeões mundiais por 05 vezes. Porém indago: por termos o melhor futebol do mundo é que gostamos tanto de futebol?
Faço essa pergunta para motivar a reflexão acerca do sentimento do brasileiro acerca do seu País. Nós temos, além do futebol, um povo alegre, trabalhador, criativo, uma natureza rica em todos os sentidos, que raramente nos oferece tragédias sentidas em outras partes do mundo. Será que estes fatores também nos incentiva a sentir algo de bom pelo Brasil?
Começando por mim, respondo que estes fatores não são suficientes á preencherem, pelo menos para a maioria da população, um espaço significante dentro do juízo de valor do brasileiro quando tem que emitir uma opinião sobre o sentimento frente ao seu País.
Não basta falar que gosta do Brasil, ou que gosta de ser brasileiro. Mas, valorizar o seu País, sobretudo, passa pelo exercício pleno da democracia.
Mas esse não é o sentido que nos passa, sobretudo, a mídia de massa, que acaba por disceminar um sentido deturpado daquilo que seria cidadania. Tenho certeza, que para muitos ser cidadão significaria votar e vestir a camisa da seleção brasileira (a maioria adquirida clandestinamente através de uma banca de camelô, sempre falsificada).
Nunca é demais lembrar, que o único candidato à presidência desse País que teve como bandeira de campanha, sobretudo, a Educação, não obteve mais de 2% dos votos válidos dos eleitores brasileiros.
E ainda gritamos: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Orgulho de que ou de quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário